Curta nossa Loja de Produtos Naturais no Facebook


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tecnologia do Blogger.

mundodosnaturais.com

Você gosta ou quer ganhar dinheiro
revendendo   Produtos Naturais? 
Temos os melhores produtos pelo menor preço!
Confira:
Clique aqui e visite nossa loja: Mundodosnaturais.com

PLANTAS MEDICINAIS: NÓ-DE-CACHORRO

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Nome popular NÓ-DE-CACHORRO
Nome científico Heteropterys aphrodisiaca O. Mach.
Fotos ampliadas 1 | 2
Família Malphiguiaceae
Sinonímia popular Ocinanta-sá-caá (Karajá), nó-de-porco (Borôro), guaco, jasmim-amarelo, quaro, resedá-amarelo, tintureiro, cordão-de-santo-antônio, cordão-de-são-francisco.
Propriedades terapêuticas Afrodisíaco, depurativa, tônica.
Princípios ativos Polifenóis, taninos condensados e hidrossolúveis, alcalóides, glicosídeos flavônicos, glicosídeos aromáticos simples, glicosídeos cardiotônicos e saponinas.
Indicações terapêuticas É usada para ácido úrico, fortalecimento dos ossos, debilidades nervosas, anti-desintérica, doenças venéreas, males oftálmicos (catarata e conjuntivite), males uterinos, fortalecimento muscular e eczemas na pele.
Informações complementares Ocorrência
Ocorre em cerrados em solos distróficos sob cerradão, borda de cerradão, capões e caronal, em solos não alagáveis e arenosos. É tolerante às queimadas e tem ocorrência aumentada com o desmatamento. Ocorrência nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Descrição
A planta apresenta crescimento arbustivo, com altura variando entre 0,5 a 2,0 m. As folhas possuem pecíolo canaliculado, grosso, com margem ciliada, ápice agudo, base arredondada, levemente contraída, provida de duas glândulas; margem inteira, com até 12 cm de comprimento e 6 cm de largura.
A inflorescência é racemosa, reúne flores perfeitas, amarelas, com cerca de 15 mm de diâmetro de corola. Apresentam antese diurna e vida útil aproximada de 6 horas. Oferecem como recurso aos visitantes (abelhas, formigas e pulgões) pólen e óleo acumulado em glândulas presentes no cálice.
Os frutos são do tipo esquizocarpos ou sâmaras (simples, seco, indeiscente, pluricarpelar; cada carpelo, na maturação, separa-se dos demais formando um fruto parcial, provido de uma ou mais alas), com uma única semente posicionada na porção distal. A espécie é mantida pela produção de sementes com origem sexuada, não existindo evidências de propagação vegetativa entre seus indivíduos.
Princípios ativos (continuação)
Estão presentes nas raízes polifenóis, taninos condensados e hidrossolúveis, alcalóides, glicosídeos flavônicos e glicosídeos aromáticos simples, glicosídeos cardiotônicos e saponinas.
A atuação do extrato das raizes de H. aphrodisíaca no sistema nervoso de roedores jovens e idosos foi constatada por Galvão (1997) e Galvão et al (2000). Palazzo (2000) verificou o efeito cicatrizante do extrato das raizes em ratos ulcerados e Santos e Carlini(2000) verificaram efeito afrodisíaco e melhoria na memória dos ratos idosos tratados com a dose de 50 mg/kg do extrato de raizes BST0298. 
Uso medicinal
É considerada uma planta com propriedades rejuvenescedoras. É famosa em Mato Grosso cachaça com raiz de nó-de-cachorro, tomada diariamente pelos pantaneiros. O vinho com as raízes de nó-de-cachorro é utilizado também pelas mulheres no período da menopausa.
Formas de preparo
As raízes são fixadas em aguardente (afrodisíaca) e vinho (depurativo do sangue). O chá é indicado para agravos como diabetes, diarréia, gripe, infecções: intestinal e renal.
O banho com folhas em decocção é para o fortalecimento muscular de crianças e idosos, aplicado nos membros inferiores, envolvendo-os com faixa durante a noite.
Dosagem indicada
Recomenda-se a dose de 1 cálice pequeno pela manhã tanto da cachaça como do vinho.
Outros usos
Tem potencial ornamental e é forrageira casual.
Citação bibliográfica
  1. ARRUDA, J. B. ; ALBUQUERQUE, M. C. F.; CAMARGO, I. P. Efeito de substratos sobre a germinação de sementes de nó - de - cachorro. Congresso Brasileiro de Olericultura, 40 v 18, Supl.; 891 – 892 2002
  2. GALVÃO, S. M. P. Estudo Farmacológico e Toxicológico de Heteropteris aphrodisiaca O. Machado, “nó-de-cachorro em roedores jovens e idosos. São Paulo (Dissertação de Mestrado) Universidade Federal de São Paulo. São Paulo.1997.
  3. GALVAO, S.M; MARQUES, L.C; OLIVEIRA, M.G; CARLINI, E.A. Heteropterys aphrodisiaca (extract BST0298): a Brazilian plant that improves memory in aged rats. Journal of Ethnopharmacology. Mar;79(3):305-11 .2002
  4. PALAZZO, F.; PEREIRA, L.C.M.S.; MELLO, E.V.S.L. & MELLO, J.C.P. Cicatrização de feridas cutâneas com aplicação de pomada de Heteropteris aphrodisiaca O. Mach. In: Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil., 16, Recife. 2000. Programa e Resumos... Recife, p.183. 2000.
  5. POTT A. ; POTT ,V. J. Plantas do Pantanal. Corumbá: EMBRAPA, Centro de Pesquisa Agropecuária do Pantanal, 1994.320p
  6. SANTOS, R. e CARLINI, E. A. Efeitos da Heteropteris aphrodisiaca sobre o comportamento sexual de ratos. In: Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil., 16, Recife. Programa e Resumos. Recife, p. 260. 2000.
Colaboração
Profa. Maria de Fátima Barbosa Coelho, Faculdade de Agronomia da Universidade Federal de Mato Grosso (MT), setembro 2005.

Fonte: http://ci-67.ciagri.usp.br/pm/index.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

mundodosnaturais.com

Você gosta ou quer ganhar dinheiro
revendendo   Produtos Naturais? 
Temos os melhores produtos pelo menor preço!
Confira:
Clique aqui e visite nossa loja: Mundodosnaturais.com

postagens populares

Tags