Curta nossa Loja de Produtos Naturais no Facebook


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tecnologia do Blogger.

mundodosnaturais.com

Você gosta ou quer ganhar dinheiro
revendendo   Produtos Naturais? 
Temos os melhores produtos pelo menor preço!
Confira:
Clique aqui e visite nossa loja: Mundodosnaturais.com

PLANTAS MEDICINAIS: SÁLVIA

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Nome popular SÁLVIA
Nome científico Salvia officinalis L.
Família Labiácea
Sinonímia popular Salva, chá-da-Grécia
Parte usada Sumidades floridas
Propriedades terapêuticas Antiespasmódica, antioxidante
Princípios ativos Flavonóide, triterpenos, ácido oleânico, diterpenos, óleo essencial, limoneno, pineno, humuleno, linanol livre e esterificado, bornil
Indicações terapêuticas Higine bucal e vaginal, distúrbios estomacais, astenia, diminui a transpiração, regula a menstruação,
Informações complementares Descrição
É um subarbusto com as hastes quadradas e muito ramificadas, com folhas verdes, oblongas, lanceoladas, sendo as de baixo pecioladas e as superiores menores e sésseis.
As flores são quas sempre violetas (há algumas brancas) agrupadas de três em três em cada verticilo. Possui frutos (4) indeiscentes, secos, uniloculares, monospermos (aquênios) e que resulta de um só carpelo. Planta mediterrânea, é bastante cultivada no mundo em jardins por seu uso na culinária.
Na França os produtos comerciais com sálvia usam indistintamente a sálvia de Espanha (S. lavandulifolia Vahl), a sálvia esclarada (S. sclarea L) e a s. officinale, oficial (esta que descrevemos e que é conhecida também como chá-da-Grécia), por terem as três quase os mesmos princípios ativos.
Princípios ativos
É rica em flavonóide (3%) que nas Labiáceas como ela é um derivado luteolol por substituição de hidróxi e metóxi no carbono 6; tem triterpenos derivados do ursano (ácido ursólico quase sempre); tem ácido oleânico, diterpenos (carnosol, manool, rosmanol, lactona do éter metílico, ácido carnósico e ácidos fenóis: rosmarínico), óleo essencial caracterizado por ter cânfora, cineol e cetonas monoterpênicas bicíclicas como as tuionas (são quase 60% do óleo); limoneno, pineno, humuleno, linanol livre e esterificado, bornil.
A sálvia de Espanha não tem tuionas e o cineol e a cânfora são os mais comuns, e a outra sálvia citada é rica em linalol (de 10 a 30- %) e esclareol, um diterpeno usado na indústria de perfumes.
Validada pela presença de tuiona que dá cor vermelha em presença de hidróxido de sódio.
Uso medicinal
Usa-se a planta toda mas principalmente as sumidades floridas e as folhas, colhidas quando as hastes começam a florir.
Tem a fama de ser panacéia (curar tudo, de salva, salvar, curar), mas a experimentação não confirma tudo o que dizem dela. A ação antiespasmódica do extracto hidro-alcóolico é comprovada por estudo em íleo de cobaia sob estimulação elétrica.
Também é antioxidante (pelos diterpenos e ácido rosmariníco que possui).
É usada localmente para higine bucal e vaginal (há creme dentifrício que a contém) e oralmente para distúrbios estomacais, como estimulante geral, em astenia, e para diminuir a transpiração.
Usa-se também para regular a menstruação.
Os livros citam ainda a S. triloba L / S. fruticosa Mill, com muito cineol, cânfora, borneol, terpinol e só sete por cento de tuona. As folhas são pouco diferentes e a S. pratensis, L.

Dosagem indicada
Sob a forma de infusão recomendam-se folhas de salva (pode-se juntar teutrica), cinco gramos (de cada, se for o caso), 50g de água fervente.
Se preferir fazer um vinho: 80g de salvia em um litro de vinho. Macera-se oito dias e tomam-se três colheradas de sopa após as refeições.
Também pode-se tomar 100g de folhas de sálvia, sumidades floridas de tasneirinha e vinho branco (falamos da tasneirinha quando comentamos sobre plantas emenagogas).
Para regrar os ciclos menstruais exemplificamos duas fórmulas de supositórios: extrato hidroalcóolico de salva, 0,25 g em 5 g de manteiga de cacau, ou segundo a fórmula universal de Garnier:
  • extracto fluido de salva (2g),
  • 0,10g de extrato fluido de Solano (erva moura, comentada no livro),
  • ungüento popúleo 1g,
  • 3g de manteiga de cacau,
  • cera branca em QSP,
duas vezes ao dia. Toxicidade
Embora o extrato hidro-alcóolico seja pouco tóxico, o óleo é neurotóxico pela presença das Alfa e beta-tuionas: pode dar crises convulsivas pós hipersalivação. Vômitos foram relatados. Há quem diga que o campferol também pode ser responsabilizado por estas ações indesejáveis.
Referência
FRANCO, L.C.L.; LEITE, R. C. Fitoterapia para a mulher. Corpomente, Curitiba, 375p. 2004.
O livro abrange assuntos como amamentação, miomas, leucorréia, esterilidade, distúrbios menstruais, climatério, frigidez, mostrando as plantas que atuam nestas patologias.
Colaboração
Dr. Luis Carlos Leme Franco (Curitiba, PR).
Fonte: http://ci-67.ciagri.usp.br/pm/index.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

mundodosnaturais.com

Você gosta ou quer ganhar dinheiro
revendendo   Produtos Naturais? 
Temos os melhores produtos pelo menor preço!
Confira:
Clique aqui e visite nossa loja: Mundodosnaturais.com

postagens populares

Tags